EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Verão
Início:21/12 Fim:20/03
verao2.png

Previsão Climática - 3 meses

PREVISÃO CLIMÁTICA TRIMESTRAL PARA SANTA CATARINA

Fevereiro, Março e Abril de 2019

O verão termina quente em SC

Fim do verão e início do outono: 20/03 à 18h58min

Precipitação:

Previsão de chuva próxima a acima da média climatológica, no trimestre. Em fevereiro a chuva continua ocorrendo com frequência, com valores acima da média, porém de forma mal distribuída (característica do verão). Em março e abril, os indicativos são de chuva próxima a média climatológica.

Destaque: no verão são comuns os temporais com granizo e ventania, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em fevereiro, as frentes frias passam rapidamente pelo litoral catarinense e continuam frequentes as chuvas de verão, localizadas e de curta duração, com média mensal de 150mm a 190mm do Oeste ao Planalto. No Litoral e Vale do Itajaí, os valores mensais de chuva esperados ficam próximos dos 200 mm. Em março diminuem as chuvas de verão, e principalmente a partir da segunda quinzena as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil, sendo responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. Em março e abril, a chuva diminui e a média mensal fica em torno de 110 mm a 170 mm, no Estado.

A partir de março ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Temperatura:

O verão segue com temperatura acima da média climatológica em todas as regiões de SC. Em fevereiro, ondas de calor devem manter a temperatura alta no estado, inclusive no período noturno, por vários dias consecutivos. No fim de março e em abril começam a chegar as primeiras massas de ar frio, porém a previsão para o início do outono neste ano vai depender da configuração do El Niño.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):

Em dezembro de 2018 e na semana de 20 a 26 de janeiro de 2019, as águas no Pacífico Equatorial apresentaram valores de anomalia positiva de TSM de 0,5°C a 1,5°C (Figuras 1 e 2), mantendo o aquecimento observado nos meses anteriores, porém ainda com condição de neutralidade. O vento, em médios e baixos níveis da atmosfera (ventos Alísios), permaneceu sem alteração, ainda não apresentam padrão de El Niño. Os modelos numéricos de previsão seguem indicando aquecimento das águas do Pacífico Equatorial durante o verão, com evolução para o fenômeno El Niño fraco até o final do verão. No entanto, se a previsão dos modelos climáticos se confirmar, o fenômeno terá curto período de duração, estendendo-se apenas ao outono de 2019.

cap0
cap1

Elaboração do boletim: Gilsânia Cruz e Marilene de Lima (Meteorologistas)
Previsão do Fórum Climático: EPAGRI/CIRAM, IFSC, NSC, ALERTABLU e AGF