EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono2.png

Alunos da UFSC fazem estágio com a equipe de Meteorologia da Epagri/Ciram

No dia 03/04/2017, teve início o período de estágio dos alunos do Curso de Graduação em Meteorologia da UFSC, no setor de Meteorologia da Epagri/Ciram. O estágio, que faz parte da grade curricular obrigatória do bacharelado, será realizado em 2 meses. Gilsania Cruz é a meteorologista que coordena o grupo de estagiários, acompanhados também pelos meteorologistas Marcelo Martins e Erikson de Oliveira.

Piter Scheuer, André Spengler e Rosa Hahn são a terceira turma de estagiários deste curso da UFSC no Ciram, e participam diariamente na discussão da previsão do tempo e mar com a equipe de Meteorologia do Centro. O grupo analisa, nas primeiras horas da manhã, imagens de satélite, dados de estações meteorológicas localizadas em Santa Catarina (monitoradas pela Epagri) e em outras regiões da América do Sul (monitoradas por instituições nacionais). Para os prognósticos futuros do tempo, são analisadas saídas de modelos numéricos de previsão do tempo e mar, geradas no Ciram e disponibilizadas por outras instituições.

Para os estagiários, é uma grande oportunidade participar ativamente na previsão do tempo com uma equipe experiente como a do Ciram. Piter, que desde a infância é um apaixonado por meteorologia, diz que estará realizando um sonho na metade deste ano, quando se tornará bacharel em Meteorologia. Para Martins, é uma alegria compartilhar sua experiência de mais de duas décadas com previsão de tempo, clima e mar: O meteorologista assegura que “Fazer previsão do tempo para Santa Catarina, com todas as intempéries do clima na região, dá subsídios e preparo para o profissional da área trabalhar em qualquer outro centro de Meteorologia, de qualquer parte do mundo.”

111
Foto: Marcelo Martins e Erikson (meteorologistas do Ciram, com camisa vermelha), Maikon ( técnico em Meteorologia, ao fundo) e os estagiários André, Piter e Rosa (da esquerda para a direita).

Laura Rodrigues e Erikson de Oliveira – Meteorologistas