EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:22/09
inverno4.png

Melhorias na Rede de Monitoramento Climatológico em São Joaquim, SC

melhoria rede sj01
Através dos recursos da SDS-SC Rural/2016 foi viabilizada a aquisição dos sensores para automatização das estações meteorológicas convencionais nas Unidades da Epagri, além da melhoria da rede de estações agrometeorológicas, voltadas para os avisos fitossanitários em diferentes culturas agrícolas.

O município de São Joaquim é grande produtor de maçã, e para atender a demanda de otimização dos avisos fitossanitários, foi instalada no dia 21/03/2017, pelo técnico Rafael Sizani (EE Ituporanga), uma estação agrometeorológica na comunidade de Luizinho, complementando a rede já existente.

Nos dias 25 e 26/04/2017 foi instalada a estação automatizada na EE São Joaquim, e já está medindo e transmitindo, de forma horária, os dados de precipitação, insolação, temperatura do solo em cinco profundidades, temperatura da relva, temperatura do ar (simulando bulbo seco e bulbo úmido). Os dados de chuva e temperatura do ar podem ser visualizados através do Agroconnect.

A instalação foi feita pelos técnicos Paulo Bezerra e Roberto Silveira (Epagri-Ciram) e Rafael Sizani (EE Ituporanga), sob coordenação da pesquisadora Dra. Iria Sartor Araujo (Epagri-Ciram), com apoio da equipe de campo e do gerente Marcelo Liz da EE São Joaquim.