EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Estação Maregráfica de Passo de Torres (SC) está Online

estacao mare torres

A partir desta 5ª feira, dia 4 de Maio de 2017, a rede de estações maregráficas da Epagri/Ciram passa a contar com mais um ponto de monitoramento no Litoral Catarinense: a foz do Rio Mampituba, no município de Passo de Torres, divisa com o Rio Grande do Sul.

A entrada e saída para o mar dos barcos da pesca artesanal em Passo de Torres é um dos pontos críticos de navegação para pequenas embarcações no estado. Inúmeros acidentes, inclusive com mortes, foram registrados ali desde a construção dos molhes da barra do rio Mampituba.

O tamanho reduzido dos molhes, a ocorrência de fortes ressacas, principalmente no inverno, e a presença de bancos de areia em constante movimento, tornam a passagem dos barcos pela entrada da barra em uma prática perigosa.

“A presença de uma estação maregráfica, ainda que não mude as condições físicas do local, oferece aos navegadores uma informação essencial para a tomada de decisão em relação a travessia da barra: a altura da maré em tempo real”, explica Argeu Vanz, oceanógrafo da Epagri.

“Com isso não só os pescadores artesanais, mas as embarcações turísticas, pescadores amadores, surfistas e outros usuários poderão acompanhar via internet qual a altura da maré efetiva no local e qual a sua tendência para as próximas horas, aumentando a segurança das operações de navegação neste local”, reforça Matias Boll, do Monitoramento Costeiro da Epagri/Ciram.

A demanda pela instalação de uma estação maregráfica no local partiu da colônia de Pescadores Z-18 e da Prefeitura Municipal de Passo de Torres, através da Secretaria de Pesca Municipal. Após dois anos de negociação, em Março de 2017 a Epagri instalou a estação maregráfica equipada com sensor de pressão no local mais perto possível da foz do rio Mampituba.

Ao todo Santa Catarina dispõe 9 estações maregráficas espalhadas ao longo da costa[i] . Todas as estações disponibilizam informações sobre a maré prevista e medida em tempo real no site http://ciram.epagri.sc.gov.br/litoral_online/

[i] Ilha da Paz; Itapoá; São Francisco do Sul; Balneário Camboriú; Florianópolis; Imbituba; Laguna; Balneário Rincão e Passo de Torres

__________________________

Matias G Boll

Epagri/Ciram/Florianopolis

+55(48)3665.5174