EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Outubro chuvoso em Santa Catarina

Outubro é um mês que se espera mais chuva em SC, mas neste ano foi atípico porque além da chuva ocorrer com frequência, foi volumosa com acumulados acima de 300 mm em alguns municípios do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, como mostra a Figura 1. Nessas regiões, a média climatológica varia de 150 a 250 mm (Figura 2), desta forma no Oeste choveu em torno de 100 mm a mais do esperado, mas no Planalto Norte e Litoral Norte, choveu mais que o dobro. No Litoral Norte, em Schroeder e Joinville, os totais de chuva se aproximaram de 500 mm, enquanto o esperado para o mês é de 150 a 170 mm.

No Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis a chuva variou de 60 a 200 mm em boa parte dessas regiões, ultrapassando 200 mm em alguns municípios do Litoral Sul. Nessas regiões, a chuva esperada para o mês varia de 110 a 170 mm. Boa parte da chuva foi causada pela passagem de frentes frias e sistemas de baixa pressão que se formaram entre a Argentina e sul do Paraguai, e avançaram pelo Oeste de SC, provocando chuva mais intensa do oeste ao norte do Estado. Os temporais com granizo e ventania, típicos na primavera, ocorreram com frequência neste mês.

Devido ao predomínio de dias nublados, com elevada umidade do ar, a temperatura permaneceu amena e foram poucos os dias de calor em SC.

chuvaoutubro
Figura 1 – Chuva acumulada em SC, no mês de outubro.

6004 outubro2
Figura 2 – Média climatológica de chuva em SC, no mês de novembro.

Gilsânia Cruz e Marcelo Martins - Meteorologistas (Epagri/Ciram)