EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera3.png

São Joaquim torna-se o município “mais quente” / Chuva retorna a SC

Para quem pensa que a serra catarinense vive exclusivamente de frio, foi uma surpresa ver os termômetros marcando temperatura de 33 °C em São Joaquim, na última quarta-feira (12/12). Em Corupá, no norte do Estado, o registro foi de 40 °C nesse dia (Ver Figura 1).

São Joaquim foi o município que registrou a maior temperatura máxima (33 °C) do dia 12/12, no Planalto Sul, região onde estão localizados os municípios de maior altitude em Santa Catarina. Esse valor superou até mesmo os 31 °C registrados em uma das estações meteorológicas da Capital, localizada na estação ecológica de Carijós, área de manguezal. Em Urubici, na estação do Planalto Sul localizada a 1300 m de altitude, a máxima foi de 29 °C.

Mas os maiores registros de temperatura máxima da quarta-feira (12/12) ocorreram no norte catarinense e Grande Florianópolis. O sufocante calor chegou a 40 °C em Corupá e Jaraguá do Sul, e próximo de 39 °C em Antônio Carlos e Águas Mornas. Em todas as regiões do Estado as máximas superaram os 30 °C.

A aproximação de uma frente fria (condição denominada de pré-frontal) favoreceu o forte calor em Santa Catarina. Também foram registrados temporais localizados, com intensas rajadas de vento e granizo, em municípios como Concórdia, no Meio-Oeste, e Urussanga, no Litoral Sul. Depois do tempo seco que marcou a primeira quinzena de dezembro, a umidade do ar vai retornando ao Estado e favorecendo uma condição de chuva para os próximos dias.

Laura Rodrigues e Marcelo Martins - Meteorologistas

Maikon Alves - Técnico em Meteorologia

(Epagri/Ciram)

Calor Quarta

Figura 1 – Temperatura máxima registrada no dia 12/12/2018 em Santa Catarina. Em destaque, os maiores registros. (Fonte: Estações meteorológicas monitoradas na Epagri/Ciram.)