EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono1.png

Estação Meteorológica Farol de Santa Marta está Online

Após quase dois anos de funcionamento precário, a estação meteorológica do Farol de Santa Marta, Laguna/SC, voltou a operar em condições normais e agora está online no sítio Litoral Online, da Epagri/Ciram.

O retorno ao pleno funcionamento desta estação foi possível graças a um acordo de cooperação entre o Governo Federal (Inmet) e o Governo de Santa Catarina (Epagri), onde as 22 estações do Inmet no estado passarão a receber os serviços periódicos de manutenção sendo executados pelo Ciram/Epagri.

Considerando sua posição avançada no mar e o arco que a costa do Brasil faz nesse ponto, as condições meteorológicas do Farol de Santa Marta são fundamentais para meteorologistas, navegadores, pescadores e praticantes da mais diversas atividades na costa do Sul do Brasil.

Na última sexta-feira, 7/12/2018, por exemplo, pudemos observar intensos ventos do quadrante Sul soprando em toda a costa de Santa Catarina. O meteograma acima mostra que esses ventos iniciaram no dia 6 e desde aumentaram de intensidade ininterruptamente na região do Farol de Santa Marta, chegando na noite de sexta com intensidade médias de 50 km/h (força de tempestade).

A estação do farol de Santa Marta, junto com a estação da Ufsc-BOOA (operando na plataforma de pesca de Balneário Arroio Silva), assim como com as estações meteorológicas da Epagri no porto de Imbituba e em Balneário Barra do Sul, oferecem um cobertura em tempo real dos ventos no Litoral Catarinense, podendo ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento através do sítio Litoral Online.