EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono2.png

Epagri/Ciram instala marégrafo de última geração no JIC

Em parceria com a Defesa Civil/Prefeitura Municipal de Joinville, a Epagri disponibiliza a todos interessados o acesso em tempo real a altura da maré medida no Joinville Iate Clube (JIC).

No local foi instalado no mês de março/2019 uma estação maregráfica, composta por um sensor do tipo radar, um datalogger e um transmissor tipo modem, que envia para o servidor a última leitura do radar a cada 15 minutos.

No servidor em Florianópolis, após passar por testes de qualidade que evitam a divulgação de dados absurdos, a leitura da maré é publicada nos sítios Litoral Online e Maregrama da Epagri/Ciram, podendo ser acessados de qualquer lugar do planeta.

Além da maré medida os sítios Litoral Online e Maregrama apresentam a previsão da maré, auxiliando a defesa civil no trabalho de avisos e acompanhamento de cheias na maior cidade do estado. E claro, facilitando a vida e o planejamento dos velejadores e navegantes da região.

A estação maregráfica de Joinville faz parte da Rede Catarinense de Monitoramento das Costeiro, que conta com 11 estações maregráficas e 7 estações meteorológicas ao longo de todas a costa catarinense.

Acompanhe as condições de maré, vento, temperatura do mar, chuva e outras variáveis em tempo real no sítio.