EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:23/09
inverno4.png

Junho começou com falta de chuvas

Depois de um mês de maio histórico em relação as chuvas muito acima da média (não chovia tanto em maio em SC desde o ano de 1995). O mês de junho registrou inúmeros dias secos, com escassez de precipitação na maioria das regiões catarinenses.

A figura 1 mostra o número de dias sem chuva no Estado. Foram até 25 dias sem chuva como em Palmeira no Planalto Sul de SC.
1
Figura 1 – Estações com números de dias consecutivos sem chuva*.

* Dias consecutivos sem chuva, é um dia menor que 0,2 mm.

Esse período mais seco no estado foi devido a um bloqueio atmosférico no oceano Pacífico, que impediu que as frentes frias, normalmente causadoras de chuva nesta época do ano sobre a região Sul do país passassem pelo estado. Na maior parte de junho, o que predominou foram massa de ar seco e também mais aquecidas, por isso a ausência de frio e com temperaturas acima de 30 graus.

No dia 26, uma frente fria finalmente conseguiu acabar com esse período mais seco e quente. As chuvas foram bem distribuídas, porém os valores no extremo norte do estado foram muito significativos, como mostra a figura 2. Choveu em 48 horas cerca de 100 mm o equivalente à média mensal de precipitação para a região.

2
Figura 2 – Acumulados de chuva em 48 horas entre os dias 26 e 27 de junho de 2019.

Marcelo Martins – Meteorologista