EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono2.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA PARA A AGRICULTURA EM SANTA CATARINA
Disponibilidade hídrica para a Agricultura em SC
Código: 6310642

Problema:
Há necessidade de uma melhor caracterização da variação espaço-temporal da disponibilidade hídrica para a agricultura em termos de precipitação, deficiência, excesso, índice de satisfação de atendimento hídrico e períodos secos utilizando o método de balanço hídrico com as CADs regionalizadas para as principais classes de solos e culturas cultivadas em Santa Catarina, associando o sistema de informações geográficas.

Objetivos:
Caracterizar a variação espaço-temporal da disponibilidade hídrica para a agricultura em termos de precipitação, deficiência, excesso e índice de satisfação de necessidade de água no Estado de Santa Catarina.

Metodologia:
Será realizada a consistência e o preenchimento de falhas nas séries de dados de precipitação diária, provenientes de estações hidrometeorológicas. A partir desses dados, será determinar a probabilidade de ocorrência do total de precipitação pentadal. Serão determinados os atributos físicos dos principais solos do estado para a determinação da CAD, gerando um mapa estadual de CAD. A partir desses dados será calculado o balanço hídrico climatológico pentadal para Santa Catarina. Uma vez calculada a CAD e consistido os dados de precipitação, serão determinadas as probabilidades de ocorrência pentadal de déficit e excesso hídrico e índice de satisfação de necessidade de água. Além disso, serão testados interpoladores mais adequados para gerar as superfícies contínuas da variável meteorológica precipitação e dos produtos do modelo de balanço hídrico: déficit hídrico; excesso hídrico; risco de estiagem agrícola; (CAD); e índice de satisfação de necessidade de água.

Resultados esperados:
Base de dados consistidos de precipitação para estações hidrometeorológicas no Estado de Santa Catarina, funções de distribuição de precipitação pentadal,; mapas de probabilidade de precipitação (0,25; 0,5; 0,75) no Estado; mapa estadual com as classes homogêneas de CAD; sistema computacional para rodar o balanço hídrico climatológico; mapas espacializados com as probabilidades de ocorrência de 25%, 50% e 75% para as variáveis défice, excesso hídrico e índice de satisfação de necessidade de água pentadais; mapas com regiões homogêneas em relação ao déficit hídrico, excesso hídrico, capacidade de armazenamento de água (CAD) e índice de satisfação de necessidade de água (ISNA); estatísticas descritivas do índice de satisfação de necessidade de água (ISNA) para os municípios de Santa Catarina.

Responsável:
Cristina Pandolfo

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/01/2014 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2017 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Alan Henn CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Angelo Mendes Massignam CIRAM - Zoneamento Agrícola
Cristina Pandolfo CIRAM - Zoneamento Agrícola
Eduardo Nathan Antunes CIRAM - Tecnologia da Informação
Elisângela Benedet da Silva GGP - Pós-graduação
Everton Blainski CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Hugo Jose Braga CIRAM
Ivan Luiz Zilli Bacic DEX - Diretoria
Jose Luiz Rocha Oliveira CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Luiz Fernando de Novaes Vianna CIRAM - Geoprocessamento
Milton da Veiga Campos Novos (EE)
Wilian da Silva Ricce CIRAM - Zoneamento Agrícola