EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono1.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Sistema Geonetcast: Sistema de baixo custo para Monitoramento e Previsão de Curto Prazo baseado em Produtos de Sensoriamento Remoto
Sistema Geonetcast
Código: 6311187

Problema:
Os serviços regionais de meteorologia necessitam de dados em tempo real (nowcasting) e ferramentas para realizar previsão imediata, avaliar impacto na população dos eventos severos ou contínuos de chuva. Os dados que se destinam ao nowcasting são basicamente de satélites, radares e medidas meteorológicas locais. Esses dados são, de uma forma geral, muito grandes o que inviabiliza o recebimento por linha internet, principalmente em regiões remotas. Além disso, a aquisição de estações dedicadas de recepção de dados de satélites é muito alta. O Sistema Geonetcast é um sistema de baixo custo, fácil operação e permite receber os principais dados para esse serviço. Por outro lado, a recepção única dos dados, sem um apoio de visualização, interpretação e cruzamento de informações é ineficaz e necessita de um enorme esforço, nem sempre presente, e uma atividade específica dedicada. O SigmaCast é a ferramenta que permite fazer essa interface entre o usuário e o dado.

Objetivos:
Este projeto visa instalar no serviços regionais de meteorologia a capacidade de receber em tempo real dados ambientais, independente do sistema de internet, analisa-los em um sistema de informações geográficas e desenvolver produtos de previsão imediata com base nos dados regionais coletados. O Sistema de disseminação de dados é o GeonetCast que dissemina dados ambientais livres para atender a sociedade em nove áreas de benefícios sócias, entre elas os desastres naturais, clima, tempo, agricultura, água, saúde e ecossistemas.

Metodologia:
Sistema Geonetcast: Implementação de um sistema de recepção de dados ambientais em tempo real para mitigar os efeitos dos desastres naturais; instalação e treinamento na EPAGRI/Ciram de uma estação GeonetCast: manter atuante o requisito de dados dos usuários, manter a relação usuário e provedor ativa e realizar questionário com os usuários para conhecer a demanda. Sistema Sigmacast: Desenvolvimento e implementação na EPAGRI/Ciram de um sistema de visualização e analise de produtos de sensoriamento remoto da atmosfera baseado em tecnologias de GIS (Geographic Information System) Open Source em ambiente Web para análise e publicação de dados espaciais, vetoriais e mapas de aplicações dinâmicas; treinamento e realização de desenvolvimentos de produtos conjuntos com o INPE.

Resultados esperados:
Sistema instalado e operante, produtos disponibilizados na intranet do CIRAM

Responsável:
Carlos Eduardo Salles de Araujo

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 10/03/2016 00:00:00
Fim previsto: 10/12/2017 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Carlos Eduardo Salles de Araujo CIRAM - Geoprocessamento
Erikson Magno Gomes de Oliveira CIRAM - Previsão do Tempo e Clima
Gerson Conceicao CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Marcos Santos Zarbato CIRAM - Tecnologia da Informação
Rafael Censi Borges CIRAM - Previsão do Tempo e Clima