EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:22/09
inverno2.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Modelagem da Poluição Difusa e Valoração de Serviços Ambientais.
Valoração de Serviços Ambientais.
Código: 6311968

Problema:
A poluição difusa em regiões com produção intensiva de animais tem provocado o carreamento expressivo de sedimento, nitrogênio e fósforo, sendo difícil de ser mensurada e identificada, representando risco ambiental, social e econômico aos mananciais. A caracterização recorrente destes impactos ambientais que ultrapassam seus limites operacionais em áreas rurais com produção intensiva de animais tem incentivado o pagamento de indenizações propostas por instituições governamentais de tutela do meio ambiente. A aplicação de tais indenizações encontra barreiras que resultam das dificuldades associadas à resolução do problema de valoração ambiental. A falta de consenso entre organismos públicos e empreendedores leva frequentemente à judicialização dessas questões e à fixação de valores arbitrários, por vezes incompatíveis com as dimensões do prejuízo ambiental.

Objetivos:
Definir, analisar, integrar e avaliar indicadores ambientais, sociais e econômicos de serviços ambientais em escala de bacia hidrográfica, através de modelagem hidrodinâmica e de valoração ambiental, associados ao uso da terra e os impactos da poluição difusa no regime hídrico e nos padrões da qualidade da água em bacia hidrográfica representativa com suinocultura e avicultura intensiva em Santa Catarina.

Metodologia:
A metodologia utilizada neste projeto compõem-se de: Modelagem da poluição difusa; Análise de cenários da poluição difusa; Inventário de tecnologias aplicáveis ao serviço ambiental; Análise econômica da perda de nutrientes por fontes difusas diversas; Modelagem de valoração de serviços ambientais e Análise de cenários da valoração de serviços ambientais.

Resultados esperados:
Calibração e validação do modelo SWAT para representar o regime hidrológico, a produção de sedimentos e de nutrientes (fósforo e nitrogênio); Geração de cenários hidrológicos e de poluição difusa, atuais e futuros, para região com suinocultura intensiva no Estado de Santa Catarina; Avaliação do regime hidrológico e da qualidade da água em bacia representativa com produção intensiva de animais; Calibração e validação do modelo INVEST para a valoração de serviços ambientais em bacias com produção de pecuária intensiva; Geração de cenários de valoração de serviços ambientais a partir dos cenários da poluição difusa e de diferentes usos do solo. Por meio de técnicas estatísticas, será determinado a correlação entre os valores de commodities e a presença dos serviços ambientais nas propriedades rurais da bacia de estudo, em função da obtenção do lucro. Com esta relação será avaliado como as ações antrópicas e de renda do produtor rural poderão impactar ou degradar os serviços ambientais.

Responsável:
Gerson Conceicao

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/03/2016 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2018 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Carlos Eduardo Salles de Araujo CIRAM - Geoprocessamento
Everton Vieira CIRAM - Geoprocessamento
Gerson Conceicao CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Guilherme Xavier de Miranda Jr. CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Hamilton Justino Vieira CIRAM - Núcleo Administrativo
Ivan Luiz Zilli Bacic DEX - Diretoria
Valci Francisco Vieira CIRAM - Geoprocessamento