EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:22/09
inverno2.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Monitoramento Climatológico na Área de Abrangência da IFC_VALE Fertilizantes
Monitora_IFC_VALE
Código: 6312710

Problema:
A Indústria de Fosfatados Catarinense (IFC) pleiteia a exploração de uma mina de fosfato, durante 33 anos, em uma área de 360 hectares em meio a um bioma da Mata Atlântica, às margens do Rio dos Pinheiros, em Anitápolis. O manancial é parte da bacia hidrográfica do Rio Braço do Norte e, consequentemente, impacta sobre a bacia hidrográfica do Rio Tubarão e do complexo lagunar. O processo de implantação da IFC foi efetivado em 2005. Da área total do empreendimento, apenas 15% seria explorado. O restante do espaço, aproximadamente 1,5 mil hectares, será preservado. Além do grande impacto ambiental, gerado pela mineração, outra preocupação da região é quanto às barragens. A estrutura formada por paredões de 56 metros de altura e 300 metros de base ocuparão uma área de 64 hectares. O receio é que haja concentração de resíduos tóxicos e o envio de materiais aos rios da região.

Objetivos:
Efetuar a instalação, a manutenção e o monitoramento mensal de estações meteorológica e hidrológica na área da IFC - Anitápolis, SC.

Metodologia:
Monitorar as variáveis meteorológicas da estação automática telemétrica de Anitápolis - VALE-IFC. As variáveis são as seguintes: chuva;temperatura; umidade relativa; velocidade e direção do vento; radiação solar e na estação hidrológica. São efetuadas manutenções preventivas trimestrais nas estações e manutenções corretivas quando necessário, para substituição de sensor avariado ou outro componente. Além disso, são redigidos relatórios mensais, demonstrando o comportamento das variáveis e dos sistemas meteorológicos incidentes no período, além do nível do rio.

Resultados esperados:
Efetuar o monitoramento das variáveis hidro-climatológicas, manter e operar as estações automáticas telemétricas de Anitápolis-SC e elaborar os relatórios mensais.

Responsável:
Iria Sartor Araujo

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/01/2016 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2016 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Carlos Alberto Rockenbach CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Clóvis Roberto Levien Correa CIRAM - Previsão do Tempo e Clima
Erikson Magno Gomes de Oliveira CIRAM - Previsão do Tempo e Clima
Gilsânia de Souza Cruz CIRAM - Previsão do Tempo e Clima
Iria Sartor Araujo CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Maria Laura Guimaraes Rodrigues CIRAM - Previsão do Tempo e Clima
Marilene de Lima CIRAM - Previsão do Tempo e Clima