EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera3.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

ESTUDO DA INTERFERÊNCIA CLIMÁTICA NA PRODUTIVIDADE DO MILHO E DA SOJA NO ESTADO DE SANTA CATARINA (2013 A 2019)
CLIMA/MILHO/SOJA
Código: 6312890

Problema:
Milho: é um produto de grande importância no contexto da agropecuária catarinense. Em Santa Catarina a produção de milho sofreu com os problemas climáticos desencadeados pelo El Niño. Em 2015/16 a área foi 10,9% menor e a produção 16,5% menor em relação a 2014/15. Parte dessa redução se deve à tendência dos últimos anos de substituição das áreas de milho por soja. Soja: A área plantada na safra 2014/2015 foi de 598.373 ha, com rendimento médio de 3.525 kg/ha. A disponibilidade de água é importante, principalmente, em dois períodos de desenvolvimento da soja: germinação-emergência e floração- enchimento de grãos. Entre os principais fatores que limitam a obtenção de altos rendimentos em soja estão as doenças. A ferrugem asiática é favorecida por chuvas bem distribuídas e longos períodos de molhamento. A temperatura ótima para o seu desenvolvimento varia entre 18 e 28oC. Em condições ótimas, as perdas na produtividade podem variar de 10% a 80%.

Objetivos:
Objetivo Geral: avaliar a interferência do clima, para o período entre 2013 a 2019, na produtividade das culturas do milho e da soja no estado de Santa Catarina. Objetivo específico 1: relacionar a chuva e temperatura, com a produtividade das culturas do milho e da soja; Objetivo específico 2: relacionar os alertas climatológicos para o milho e os alertas para a ferrugem da soja, gerados pelo Agroconnect com a produtividade; Objetivo específico 3: avaliar o ARM durante a estação de crescimento da cultura do milho e soja em função da época de semeadura;

Metodologia:
Serão utilizados os dados de precipitação acumulada diária e temperatura média diária das áreas relevantes na produção das culturas do milho e da soja no estado de Santa Catarina. Além disso, serão utilizadas as informações de produtividade, por município, apresentados em relatórios específicos do CEPA, para as safras coincidentes ao período entre 2013 e 2019. Através dos relatórios do Agroconnect, serão geradas tabelas que mostram, de forma quantitativa, os alertas climatológicos para a cultura do milho e os alertas fitossanitários para a ferrugem asiática da soja, durante o período de estudo (2013 a 2019). A número de alertas constantes nos relatórios do Agroconnect será correlacionado com as informações de produtividade do milho e da soja. Com os dados de precipitação diária (mm) e temperatura média do ar diária, são executados os balanços hídricos decendiais de forma seqüencial para os locais de estudo, de 2013 a 2019, segundo o método proposto por Thornthwaite & Mather (1955).

Resultados esperados:
Resultado esperado 1: Correlação positiva e significativa entre as variáveis climáticas e a produtividade do milho e da soja para o período e áreas de estudo. Resultado esperado 2: Correlação positiva e significativa entre o número de alertas provenientes do Agronnect e a produtividade do milho e da soja para o período e áreas de estudo. Resultado esperado 3: ARM calculado para a estação de crescimento da cultura do milho e soja em função da época de semeadura nas safras e nos locais deste estudo.

Responsável:
Iria Sartor Araujo

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 02/01/2017 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2019 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Angelo Mendes Massignam CIRAM - Zoneamento Agrícola
Cristina Pandolfo CIRAM - Zoneamento Agrícola
Éverton Blainski CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Glaucia de Almeida Padrão CEPA - Informações
Iria Sartor Araujo CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Joelma Miszinski CIRAM - Tecnologia da Informação
Marilene de Lima CIRAM - Previsão do Tempo e Clima
Wilian da Silva Ricce CIRAM - Zoneamento Agrícola