EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Verão
Início:21/12 Fim:20/03
verao3.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Caracterização agronômica e genética de híbridos interespecíficos (Euterpe oleracea x E. edulis)
Híbridos do gênero Euterpe
Código: 6313108

Problema:
Santa Catarina, com uma produção de palmito estimada em 23.000 toneladas anuais, destaca-se nacionalmente nesse segmento, ocupando o segundo lugar no ranking dos Estados produtores. Com cerca de 4.500 hectares plantados, envolvendo aproximadamente 1.600 famílias de agricultores, o alcance social e econômico da produção de palmáceas nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí são relevantes. Dentre as espécies de palmeiras cultivadas em SC para obtenção de palmito, o híbrido (E. oleracea x E. edulis) apresenta características agronômicas de interesse. No entanto a variabilidade fenotípica verificada nos híbridos espontâneos (E. oleracea x E. edulis) é marcante. Devido à variabilidade, faltam informações sobre como orientar estratégias de melhoramento dos híbridos de Euterpe, assim como falta a metodologia de classificação e seleção de mudas de híbridos visando a formação de pomares com elevado rendimento de palmito e/ou frutos.

Objetivos:
Objetivo Geral: Identificar características agronômicas e genéticas de híbridos do gênero Euterpe em clima subtropical. Objetivos Específicos: 1 - Verificar a possibilidade de predição de atributos agronômicos de híbridos E. oleracea x E. edulis a partir da observação do nível de segmentação do éofilo das plântulas. 2 - Reconhecer híbridos entre Euterpe oleracea x E. edulis utilizando marcadores do tipo simple sequence repeats (SSR). 3 - Correlacionar as informações moleculares com dados fenotípicos como subsídio às recomendações técnicas de produção e seleção de mudas.

Metodologia:
Experimento 1: O experimento será implantado na Epagri - Estação Experimental de Itajaí. O delineamento experimental adotado será de blocos completos casualizados, com seis tratamentos e seis repetições. Os tratamentos a serem avaliados serão constituídos por duas espécies e por quatro morfotipos de híbridos do gênero Euterpe, conforme descrito na Figura 2: T1 (Euterpe oleracea ); T2 (Euterpe edulis); T3 (E. oleracea x E. edulis morfotipo bipinado); T4 (E. oleracea x E. edulis morfotipo 4 pinas); T5 (E. oleracea x E. edulis morfotipo 5 pinas); T6 (E. oleracea x E. edulis morfotipo 6 pinas). Cada parcela contará com quatro (4) plantas úteis. Experimento 2: Seiscentos (600) indivíduos híbridos serão genotipados usando 18 iniciadores SSR.As informações dos marcadores moleculares serão descritas, para cada indivíduo avaliado, na forma de representação genotípica, dadas em função do número de alelos por cada loco.

Resultados esperados:
1. Propor uma metodologia de classificação e seleção de mudas de híbridos E. oleracea x E. edulis visando a formação de pomares com elevado rendimento em palmito. 2. Contribuir com conhecimentos que visem orientar estratégias de melhoramento de Euterpe na região sul e sudeste a partir de formação de híbridos interespecíficos. 3. Estabelecer na EEI uma coleção do gênero Euterpe que possibilite pesquisas futuras em biologia reprodutiva e melhoramento genético. Essas pesquisas subsidiarão: a) A caracterização de possíveis impactos ambientais negativos da introdução do E. oleracea nos agroecossistemas catarinenses; b) A obtenção de indivíduos híbridos superiores para produção de frutos e de palmito. 4. Promover a utilização da coleção de Euterpe na EEI como unidade demonstrativa para capacitações de técnicos e agricultores nos cursos de produção de palmáceas

Responsável:
Fábio Martinho Zambonim

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Estação Experimental de Itajaí

Datas:
Início previsto: 10/01/2017 00:00:00
Fim previsto: 10/12/2019 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Adriana Pereira EEI - Equipe de Pesquisa
Alexandre Visconti EEI - Equipe de Pesquisa
Fábio Martinho Zambonim CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Ildelbrando Nora EEI - Equipe de Pesquisa
Keny Henrique Mariguele EEI - Equipe de Pesquisa