EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

AUTOMATIZAÇÃO DE 10 ESTAÇÕES CONVENCIONAIS METEOROLÓGICAS DE SANTA CATARINA
AUTOMATIZA_CONVENCIONAL
Código: 6313176

Problema:
Para cada estação Sinótica Convencional recomendam-se, para a operação, quatro observadores meteorológicos. Estes observadores meteorológicos fazem três leituras ao dia, às 9; 15 e 21 horas. As leituras e anotações realizadas são aquelas vinculadas aos equipamentos instalados e aos fenômenos climáticos. O custo de operação, manutenção e reposição de equipamentos são extremamente altos e resultam em diversos problemas de falta de qualidade dos dados meteorológicos.

Objetivos:
Substituir os sensores analógicos pelos digitais, aumentado o detalhamento e confiabilidade das informações meteorológicas, eliminação do tratamento manual das informações e uma inserção horária e automática dos dados no Banco de dados meteorológicos aumentando a disponibilização dos dados aos usuários.

Metodologia:
Os equipamentos que constituem uma estação meteorológica convencional principal e sinótica são: Actinógrafo, heliógrafo, termômetros de mínima, máxima e de relva, geotermômetros à 5, 10, 20, 30 e 50 cm de profundidade, evaporímetro de Pichè, psicrômetro com temperaturas seca e úmido, termohigrógrafo, pluviógrafo, pluviômetro, Catavento Wild, Anemômetro Totalizador, Tanque Classe A. Todos estes instrumentos objetivam determinar as variáveis meteorológicas; insolação, radiação solar global, temperaturas mínimas e máximas do ar e da relva, temperatura do solo, evaporação à sombra, depressão psicrométrica, umidade relativa do ar. Para automatizar as medições de temperatura do ar, umidade relativa, temperatura do solo, insolação e evaporação serão instalados os seguintes sensores automáticos: temperatura de ar/agua/solo; brilho solar e células de carga no tanque classe A.

Resultados esperados:
Aumentar a confiabilidade dos dados meteorológicos e reduzir custos de operação (salários e horas extras dos observadores, digitação dos dados para o banco, transcrição dos dados para as cadernetas INMET, conferência manual dos dados).

Responsável:
Iria Sartor Araujo

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/12/2016 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2019 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Angelo Mendes Massignam CIRAM - Zoneamento Agrícola
Eduardo Nathan Antunes CIRAM - Tecnologia da Informação
Éverton Blainski CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Hamilton Justino Vieira CIRAM - Núcleo Administrativo
Iria Sartor Araujo CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Paulo Celso P. de Andrade Almada CIRAM - Agrometeorologia