EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:22/09
inverno2.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Monitoramento das estações hidrometeorológicas da CASAN
Monitoramento CASAN
Código: 6313463

Problema:
A CASAN, como usuária de recursos hídricos, tem a necessidade e a obrigação legal por conta da outorga de recursos hídricos, de monitorar os mananciais de água de seu interesse. Para isso possui uma rede de monitoramento hidrometeorológico, que necessita de operação e manutenção bem como de serviços de hidrologia. Nesse sentido, pela Epagri ter experiência e conhecimento nessas atividades, por meio de negociação da gerencia da Epagri/Ciram com a Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CASAN se deu a retomada da parceria, que já havia ocorrido no passado para o mesmo tipo de serviço.

Objetivos:
Prestação de Serviços Técnicos Especializados de operação e manutenção da rede de estações hidrometeorológicas da CASAN e serviço de hidrologia (medição de descarga líquida, perfil topobatimétrico, validação de curvas chaves, elaboração de curva chave). Os serviços serão executados nos seguintes empreendimentos: Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Insular; Estação de Tratamento de Água (ETA) Lagoa do Peri; Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro dos Quadros e Barragem do Rio São Bento.

Metodologia:
A rede de monitoramento hidrometeorológica da CASAN objeto da presente projeto, engloba um número de 10 estações. Alguns desses pontos de monitoramento contam com equipamentos automáticos de coleta de chuva, umidade do ar e temperatura do ar (02 estações) e equipamentos de coleta de chuva e nível do rio e sistemas de telemetria (8 estações). A operação das estações é divida em 2 roteiros. A frequência das visitas é trimestral, ou seja, cada estação é visitada 4 vezes ao ano. Nas visitas são realizadas inspeções que envolvem estações pluviométricas e fluviométricas, sendo convencionais ou telemétricas. São realizadas medições de vazão, levantamentos topobatimétricos, além disso, são realizadas a manutenção, instalação e nivelamento das réguas linimétricas.

Resultados esperados:
Espera-se manter e operar as estações objeto do projeto, garantindo assim a continuidade no monitoramento hidrológico e a geração de dados confiáveis para a CASAN.

Responsável:
José Luiz Rocha Oliveira

Unidade organizacional do responsável:
CIRAM - Hidrologia

Datas:
Início previsto: 14/06/2017 00:00:00
Fim previsto: 14/06/2018 00:00:00
Fim efetivo: 16/07/2018 00:00:00

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Alan Henn CIRAM - Hidrologia
Álvaro Jose Back EEUR - Equipe de Pesquisa
Eduardo Nathan Antunes CIRAM - Tecnologia da Informação
Guilherme Xavier de Miranda Junior CIRAM - Hidrologia
Iria Sartor Araujo CIRAM - Monitoramento Agroambiental
Joelma Miszinski CIRAM - Tecnologia da Informação
José Luiz Rocha Oliveira CIRAM - Hidrologia