EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:22/09
inverno4.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Workshop sobre ferramentas de modelagem numérica na avaliação de riscos microbiológicos nas águas balneares e de produção de moluscos
Workshop em modelagem numérica
Código: 6313722

Problema:
O Estado de Santa Catarina é responsável por, aproximadamente, 90% da produção brasileira de moluscos e o turismo relacionado com a região costeira é importante em muitas áreas. Florianópolis, a capital do Estado, é a segunda cidade mais popular para turistas estrangeiros que visitam o Brasil. Estudos recentes mostraram riscos potenciais que o aumento da urbanização e os sistemas inadequados de coleta e tratamento de esgoto nas áreas costeiras representam a saúde humana. Um conjunto de abordagens de modelagem numérica pode ser usado para prever a qualidade da água, quase em tempo real, com base em dados ambientais coletados por estações hidrológicas, maregráficas e meteorológicas. Os modelos numéricos também podem apoiar os sistemas de alerta e informar esquemas de vigilância direcionados para proteger a saúde humana em situações de alto risco microbiológico, fornecendo ferramentas valiosas para as autoridades responsáveis pela proteção da saúde pública.

Objetivos:
O workshop tem como objetivo examinar um conjunto de ferramentas de modelagem numérica que podem ser usadas para informar as medidas de gestão para proteção da saúde humana em situações de alto risco microbiológico. A aplicação de modelos baseados em modelos complexos serão demonstrados. Exploraremos o acoplamento de modelos de bacia hidrográfica (por exemplo, SWAT, MOHID Land) com modelos hidrodinâmicos para fornecer ferramentas de diagnóstico poderosas para apoiar decisões regulatórias.

Metodologia:
Dia 1 - Mesa redonda com apresentação dos participantes - Água e saneamento em Santa Catarina - desafios atuais - Aquicultura, epidemiologia e risco - exemplos do Reino Unido - Apresentando as bases de modelos hidrológicos e hidrodinâmicos - Discussões sobre a aplicação de modelos matemáticos Dia 2 - Aplicação de modelos hidrológicos - Discussão principal da saúde pública do estado de Santa Catarina - Introdução à base de pesquisa e oportunidades de financiamento no Reino Unido e no Brasil Dia 3 - Aplicação de modelos hidrodinâmicos - Keynote talk da indústria de marisco de Santa Catarina - Visita de campo Dia 4 - Vinculando os modelos - exploração guiada - Conhecimento compartilhado e lições aprendidas - Apresentando oportunidades de desenvolvimento de carreira no Reino Unido e no Brasil - Exploração de idéias para colaboração internacional de pesquisadores do Reino Unido e do Brasil - Reunião final

Resultados esperados:
Ampliação do conhecimento sobre modelos hidrológicos e hidrodinâmicos pelos profissionais de SC e do Reino Unido; Estruturação de potenciais parcerias para intercâmbio de serviços e profissionais; Avaliação de oportunidades de financiamento para projetos de pequisa em parceria; Elaboração de cronograma para publicação em conjunto.

Responsável:
Luis Hamilton Pospissil Garbossa

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/02/2018 00:00:00
Fim previsto: 30/09/2018 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Éverton Blainski CIRAM - Monitoramento Agroambiental
Luis Hamilton Pospissil Garbossa CIRAM - Oceanografia e Monitoramento Costeiro
Robson Ventura de Souza CEDAP - Equipe Técnica