EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono1.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

CARACTERIZAÇÃO DO MEIO GEOGRÁFICO E SOCIECONÔMICO PARA A ESTRUTURAÇÃO E REGISTRO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DA MAÇÃ DE SÃO JOAQUIM
Indicação Geográfica da maçã de São Joaquim
Código: 6314043

Problema:
Através do levantamento histórico da produção de maçãs na região de São Joaquim, tendo em vista a perspectiva e o potencial de uma eventual Indicação Geográfica, foi possível constatar que a maçã da região de São Joaquim atende aos requisitos de tipicidade. Desde sua introdução, no início do século XX, sua imagem juntamente com a neve tem sido associada à região de São Joaquim. Além disso, por mais de 75 anos a maçã de São Joaquim tem sido considerada uma fruta de qualidade superior, reconhecida pelo mercado, o qual a oferece por preços mais elevados das demais. Sua superioridade não está relacionada apenas aos fatores naturais específicos da região, mas ao fator humano como a agricultura familiar. Pode-se concluir que a implantação desta IG tem grande potencial para ser o próximo capítulo na história do desenvolvimento da pomicultura no Brasil; tal como já o fez em diversas regiões do globo; ao particularizar um produto por sua origem e qualidade única.

Objetivos:
O objetivo geral desse trabalho é caracterizar o meio geográfico, incluindo os fatores naturais, os socioeconômicos e a ecofisiologia da cultura da maçã, contribuindo para elaboração do dossiê e para a estruturação e pedido de registro da Indicação Geográfica da maçã de São Joaquim, Santa Catarina.

Metodologia:
A caracterizar climaticamente da região de Indicação Geográfica da maça de São Joaquim e a elaboração do zoneamento agroclimático da cultura da maçã serão baseados nos dados climáticos do estado de Santa Catarina. A espacialização será realizada através da compilação de dados georreferenciados de diversas bases, destacando o Levantamento Agropecuário Catarinense (LAC, 2003), sistema de rastreabilidade da Cidasc e IBGE (2018). A caracterização física da área geográfica da Indicação Geográfica da maçã de São Joaquim será a partir de mapas. Para a delimitação da área geográfica da IG da Mação de São Joaquim, serão utilizados documentos cartográficos como mapa de altitude, mapa de solos, mapa político, informações da caracterização climática, história da maçã na região.

Resultados esperados:
Um livro “Indicação Geográfica da maçã de São Joaquim: Dossiê Técnico-Científico” com quatro capítulos.

Responsável:
Angelo Mendes Massignam

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/07/2018 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2019 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Angelo Mendes Massignam CIRAM - Núcleo Administrativo
Denilson Dortzbach CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Elisângela Benedet da Silva CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Kleber Trabaquini CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Valci Francisco Vieira CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Wilian da Silva Ricce CIRAM - Zoneamento Ambiental