EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:23/09
inverno2.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Previsão de geadas em Santa Catarina
GEADAS-SC
Código: 6314586

Problema:
A geada ocorre quando há deposição de gelo sobre plantas e objetos expostos ao relento. O estudo das geadas visando a sua previsão é de fundamental importância ao setor agropecuário, em razão dos danos às culturas e consequentes prejuízos a economia. Devido aos danos provocados pela geada, principalmente na região subtropical do Brasil, torna-se útil e necessário o desenvolvimento de sistemas computacionais que possam fazer prognósticos quando houver probabilidade de ocorrência de geada, permitindo aos agricultores tomarem medidas preventivas. O principal impacto nas cadeias produtivas se dá na redução das perdas de safras provocadas pelas geadas por parte dos produtores rurais. A previsão de geadas permite que os agricultores adotem medidas preventivas para evitar ou minimizar os danos das geadas nas culturas. Essas medidas variam conforme a cultura e a época do ano para a qual a geada está prevista (geadas precoces, dentro da época normal ou tardias).

Objetivos:
Desenvolver e implementar como uma funcionalidade no site da EPAGRI/Ciram um modelo de previsão de geadas que permita aos agricultores adotarem medidas preventivas com 24 a 48 horas de antecedência dos eventos.

Metodologia:
Serão utilizados modelos lineares generalizados (LGM) para determinar um índice de geada, correspondente à relação entre a ocorrência de geadas de diferentes intensidades (variável dependente) e as seguintes variáveis meteorológicas (independentes): temperatura mínima diária do ar (Tmin), umidade relativa (UR) e intensidade do vento (v) no horário de ocorrência de Tmin e radiação de onda longa (ROL), integrada para um período de até 6 horas antecedentes ao horário de ocorrência de Tmin. A comparação matemática permite estabelecer uma relação entre as intensidades de geada observadas nas estações meteorológicas e as variáveis previstas pelo modelo numérico WRF. Dependendo de como as variáveis meteorológicas variam tem-se uma probabilidade maior ou menor de ocorrência de geada com diferentes intensidades.

Resultados esperados:
O projeto proposto pretende desenvolver um sistema de previsão de geadas como um modelo operacional, de forma que, uma vez estabelecidos os modelos matemáticos, estes sejam utilizados em conjunto com as previsões do modelo meteorológico WRF para diariamente, num horizonte temporal de 24 e 48 horas. A partir dos resultados do modelo de previsão de geadas gerar mapas da probabilidade de ocorrência de geada para cada classe considerada e em grade horizontal de 4km, no Estado de Santa Catarina. Este produto será desenvolvido e estará disponível na página da EPAGRI/Ciram. Desenvolver uma tecnologia e publicar os resultados gerados em eventos e periódicos científicos.

Responsável:
Carlos Eduardo Salles de Araujo

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 01/09/2019 00:00:00
Fim previsto: 31/08/2022 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Carlos Eduardo Salles de Araujo CIRAM - Oceanografia e Monitoramento Costeiro
Rafael Canan CIRAM - Tecnologia da Informação