EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:23/09 Fim:22/12
primavera3.png

Projetos - Em andamento

Confira os projetos que fazem parte do dia-a-dia do CIRAM:

Caracterização edafoclimática da área de ocorrência natural de E. edulis e zoneamento agroclimático para a cultura em Santa Catarina.
Zoneamento agroclimático para o E. edulis em SC
Código: 6314705

Problema:
A palmeira juçara (Euterpe edulis), espécie florestal típica do sub-bosque das formações da Floresta Ombrófila Densa, desempenha importante papel ecológico e tem grande potencial de aproveitamento econômico, seja pelo uso de seus frutos para produção do açaí ou de seu palmito. No entanto inexiste o zoneamento agroclimático para a cultura comercial do E. edulis em SC.Como forma de amenizar essa lacuna utiliza-se como referência para recomendação de cultivo a área de ocorrência natural da espécie no estado. Essa área representa aproximadamente trinta por cento do território de SC, desde o extremo norte ao extremo sul do estado e desde o nível do mar até cerca de 800 m de altitude. Essa abrangência territorial reflete na ocorrência de diferentes condições climáticas microrregionais, que podem determinar diferentes níveis de risco climático para a cultura comercial do E. edulis em SC.

Objetivos:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo caracterizar as variáveis edafoclimáticas da área de ocorrência natural do E. edulis e propor o zoneamento agroclimático para a espécie em SC.

Metodologia:
A região de ocorrência natural de E. edulis no estado de Santa Catarina será estratificada por meio de critérios de homogeneidade ambiental (clima, solo, relevo). Por meio de ferramentas de SIG, sensoriamento remoto, análise multicritério e geoestatística, as características ambientais de cada área de estudo serão correlacionadas com os indicadores fitossociológicos obtidos nos levantamentos de campo realizados pelo Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC). A partir do cruzamento dos dados IFFSC, de validações obtidas à campo e da disponibilidade climática de cada área de estudo serão determinados os indicadores bioclimáticos para a espécies em SC e o zoneamento agroclimático para a cultura.

Resultados esperados:
Determinação dos Indicadores Bioclimáticos para o E. edulis em SC. Mapa do zoneamento agroclimático para o E.edulis em SC.

Responsável:
Fábio Martinho Zambonim

Unidade organizacional do responsável:
Epagri - Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina

Datas:
Início previsto: 10/08/2019 00:00:00
Fim previsto: 20/07/2021 00:00:00
Fim efetivo:

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Cristina Pandolfo CIRAM - Zoneamento Ambiental
Elisângela Benedet da Silva CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Fábio Martinho Zambonim CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Kleber Trabaquini CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental
Luiz Fernando de Novaes Vianna CIRAM - Zoneamento Ambiental
Valci Francisco Vieira CIRAM - Geoprocessamento e Ordenamento Ambiental