EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono1.png

Projetos - Concluídos

Aqui você encontra os projetos já executados pelo CIRAM:

Inventário de emissões gases do efeito estufa por parte dos órgãos do Governo do Estado de Santa Catarina: Estudo de Caso da Epagri
Inventário GEE Administração SC - Epagri
Código: 6310548

Problema:
Para fins de cumprimento do Plano Estratégico Ambiental de SC deverá ser elaborado sob coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa da Administração Pública Direta e Indireta. Serão elaborados inventários de emissões de gases de efeito estufa, assim como Relatórios de Sustentabilidade em 58 instituições do Estado de SC, entre elas a Epagri.

Objetivos:
Quantificar as principais fontes e volumes de emissões de gases de efeito estufa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri em sua sede administrativa, 4 centros especializados, 23 gerencias regionais, 13 centros de treinamento, 293 escritórios municipais, 9 unidades de pesquisa, 2 campos experimentais, 3 unidades de produção de sementes e 1 centro especializado em agricultura familiar.

Metodologia:
Será empregada a metodologia do Green House Gases Protocol, única compatível à ISO 14.064 e às metodologias oficiais de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima - IPCC. Os técnicos responsáveis pelos inventários nas instituições do Governo serão capacitados em treinamentos ministrados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os dados necessários para estimar as emissões são divididos em 3 escopos e serão coletados junto a área administrativa da empresa. Posteriormente, as devidas conversões e totalizações serão realizadas pelo coordenador do projeto.

Resultados esperados:
Espera-se que os resultados desse projeto sirvam de base para entendimento e redução dos impactos gerados em termos de emissões do Governo de SC, rumo ao desenvolvimento sustentável da Administraçõa Direta e Indireta de Santa Catarina. Ao mesmo tempo sirvam de exemplo para que instituições privadas elaborem os seus próprios inventários e relatórios voluntariamente, ou justifiquem a não realização dos mesmos.

Responsável:
Matias Guilherme Boll

Unidade organizacional do responsável:
CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental

Datas:
Início previsto: 01/01/2013 00:00:00
Fim previsto: 30/12/2013 00:00:00
Fim efetivo: 28/04/2014 00:00:00

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Matias Guilherme Boll CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Paulo Roberto Lisboa Arruda DEX - Diretoria