EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Primavera
Início:22/09 Fim:21/12
primavera1.png

Projetos - Concluídos

Aqui você encontra os projetos já executados pelo CIRAM:

LEVANTAMENTO DE REDES DE ESTAÇÕES HIDROMETEOROLÓGICAS E DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA COMPOR O SISTEMA ESTADUAL DE MONITORAMENTO E ALERTA
LEVANTAMENTO DE ESTAÇÕES HIDROMETEOROLÓGICAS
Código: 6311178

Problema:
O Sistema de Monitoramento e Alerta abrange uma rede de sensores e sistemas de monitoramento e previsão hidrometeorológicos que irão compor um Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres. A rede de estações hidrometeorológico é um dos principais componentes do Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta. Entretanto existe uma carência de conhecimento da rede, informações sistematizadas e integradas, que agir preventivamente e auxiliem através do alerta antecipado, salvar vidas e reduzir prejuízos, permitindo indivíduos expostos às ameaças tomarem ações para evitar ou reduzir seus riscos e se prepararem para uma resposta efetiva.

Objetivos:
Levantar, sistematizar e espacializar a rede de estações hidrometeorológicas e de qualidade da água que operam em território catarinense, com potencial para compor o sistema estadual de monitoramento e alerta da Secretaria de Defesa Civil.

Metodologia:
Será realizado um levantamento das estações hidrometeorológicas existentes no Banco de Dados da Epagri/Ciram, bem como o tipo e “formato” das informações cadastradas a respeito das mesmas. Para o levantamento das demais estações presentes no território catarinense, serão consultadas outras instituições públicas e privadas, dentre as quais destacamos: ANA, SDS, Furb/Ceops, Prefeituras Municipais, INMET, Cemadem, Portos, Companhias de Água e Saneamento e de empresas do setor hidrelétrico. Além dessas também será feita uma consulta às Defesas Civis Municipais quanto a existência de réguas linimétricas e a definição de cotas de atenção, alerta e emergência, quando disponíveis.

Resultados esperados:
Todo material (dados e informações geoespacial) objeto deste trabalho deverá ser sistematizado e cadastrado em um banco de dados, utilizando estrutura de arquivos compatíveis com Sistema de Informação Geográficos, de forma a compôr base de dados de Monitoramento e Alerta da SDC

Responsável:
Everton Vieira

Unidade organizacional do responsável:
CIRAM - Geoprocessamento

Datas:
Início previsto: 28/02/2014 00:00:00
Fim previsto: 30/06/2014 00:00:00
Fim efetivo: 21/05/2014 00:00:00

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Adilson de Freitas Zamparetti CIRAM
Argeu Vanz CIRAM - Previsão do Tempo e Clima
Carlos Alberto Rockenbach CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Eduardo Nathan Antunes CIRAM - Tecnologia da Informação
Everton Blainski CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Everton Vieira CIRAM - Geoprocessamento
Guilherme Xavier de Miranda Jr. CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Hamilton Justino Vieira CIRAM - Núcleo Administrativo
Iria Sartor Araujo CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Jose Luiz Rocha Oliveira CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Juliana Mio de Souza CIRAM - Geoprocessamento
Nelso Figueiro CIRAM
Paulo Celso P. de Andrade Almada CIRAM - Agrometeorologia
Valci Francisco Vieira CIRAM - Geoprocessamento
Zenorio Piana CIRAM