EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Outono
Início:20/03 Fim:21/06
outono2.png

Projetos - Concluídos

Aqui você encontra os projetos já executados pelo CIRAM:

Monitoramento das estações hidrológicas da ANA situadas no litoral de Santa Catarina
Monitoramento ANA
Código: 6312561

Problema:
Os problemas relacionados à água são recorrentes e afetam a sociedade em suas diversas atividades, seja por excesso, em situações de cheias, ou escassez, nos períodos de estiagem. Para a gestão dos recursos hídricos é necessário conhecer as informações hidrológicas ao longo do tempo. Dessa forma é possível planejar ações de interesse da sociedade no que diz respeito ao uso da água, ou aos possíveis problemas causados por situações extremas. A continuidade do monitoramento hidrológico é primordial para a obtenção de séries de dados hidrológicos confiáveis e sem falhas. O monitoramento contínuo dos dados hidrológicos do litoral de Santa Catarina proporcionam o conhecimento das variáveis hidrológicas que são de suma importância para as mais diversas atividades relacionadas a água (captação de água para abastecimento, irrigação, agricultura e pecuária, aproveitamento hidroelétrico, lançamento de efluentes, eventos hidrológicos extremos, lazer e recreação, etc.).

Objetivos:
Prestação de serviços de hidrologia, caracterizados pela instalação, operação e manutenção de estações hidrológicas convencionais e telemétricas, sob administração da ANA, localizadas e previstas em pontos de monitoramento situados no litoral do Estado de Santa Catarina.

Metodologia:
A rede de monitoramento hidrometeorológica da ANA objeto da presente projeto, engloba um número de 140 estações convencionais, distribuídas em 95 pontos de monitoramento, situadas nas sub – bacias 82 (Rios Nhundiaquara e Itapocu), 83 (Rio Itajaí – Açu) e 84 (Tubarão e Ararangua). Alguns desses pontos de monitoramento contam com equipamentos automáticos de coleta de chuva, umidade do ar e temperatura do ar (12 estações) e equipamentos de coleta de chuva e nível do rio e sistemas de telemetria (30 estações). A operação das estações é divida em 6 roteiros, sendo visitados 2 roteiros a cada mês. A frequência das visitas é trimestral, ou seja, cada estação é visitada 4 vezes ao ano. Nas visitas são realizadas inspeções que envolvem estações pluviométricas e fluviométricas, sendo convencionais ou telemétricas. São realizadas medições de vazão, sedimentos e qualidade da água por sonda multiparamétrica. Além disso, são realizadas a manutenção, instalação e nivelamento das réguas linimétricas.

Resultados esperados:
Espera-se manter e operar as estações objeto do projeto, garantindo assim a continuidade no monitoramento hidrológico e a geração de dados confiáveis para os mais diversos usuários.

Responsável:
José Luiz Rocha Oliveira

Unidade organizacional do responsável:
CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental

Datas:
Início previsto: 01/01/2016 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2016 00:00:00
Fim efetivo: 31/12/2016 00:00:00

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Alan Henn CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Álvaro José Back GGP - Pós-graduação
José Luiz Rocha Oliveira CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental