EPAGRI/CIRAM
EPAGRI CIRAM
Inverno
Início:21/06 Fim:22/09
inverno2.png

Projetos - Concluídos

Aqui você encontra os projetos já executados pelo CIRAM:

ESTUDO DAS VAZÕES DE ESTIAGEM PARA O ALERTA HIDROLÓGICO NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIO JACUTINGA E CONTÍGUAS DA MESORREGIÃO OESTE CATARINENSE
Estudo Vazões de Estiagens Bacia Jacutinga
Código: 638956

Problema:
Nas últimas duas décadas, à Mesorregião Oeste Catarinense vem sofrendo com as estiagens, em especial a parte oeste. Esta situação agravou-se no início de 2012, onde 106 municípios, até o momento, decretaram situação de emergência devido a estiagem, segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC, 2012). Neste sentido, vários pesquisadores, docentes e bolsistas tem estudado os regimes hidrológicos em vazões mínimas. Entretanto, a determinação de parâmetros hidrológicos que estimem a disponibilidade hídrica natural na bacia hidrográfica é fundamental para o adequado planejamento do uso e da gestão compartilhada dos recursos hídricos, minimizando assim os conflitos pelo uso da água entre os diversos usuários, principalmente na época de estiagem. O trabalho mais recente em Santa Catarina sobre este assunto data de 2006, refere-se ao Estudo de Regionalização de Vazões das Bacias Hidrográficas Estaduais do Estado de Santa Catarina realizado pela SDS.

Objetivos:
O objetivo deste estudo é realizar um estudo de vazões de estiagens e curvas de permanência estabelecendo uma regionalização hidrológica da vazões e dos parâmetros hidrológicos do período de recessão do escoamento superficial dos hidrogramas monitorados.

Metodologia:
1-Análise dos dados básicos; 2-Regionalização pelo Método Tradicional; 3-Regionalização pelo Método da Curva Adimensional de Probabilidade; 4-Determinação de Regiões Hidrológicas Homogêneas; 5-Mapeamento das vazões específicas; 6-Indicadores de Vazões de Estiagem; 7-Balanço Hídrico.

Resultados esperados:
Pretende que este estudo seja utilizado no Sistema SADPLAN da SDS/DRHI para o processo de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Jacutinga e região. Com esta base de conhecimento, pretende-se desenvolver posteriormente um sistema de alerta hidrológico para vazões de estiagens na região estudada

Responsável:
Guilherme Xavier de Miranda Jr.

Unidade organizacional do responsável:
CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental

Datas:
Início previsto: 01/11/2012 00:00:00
Fim previsto: 31/12/2013 00:00:00
Fim efetivo: 18/04/2015 00:00:00

Equipe:

Nome do Colaborador Unidade
Alan Henn CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Angelo Mendes Massignam CIRAM - Zoneamento Agrícola
Guilherme Xavier de Miranda Jr. CIRAM - Gestão e Saneamento Ambiental
Yuri Vieira de Oliveira Epagri