Está em andamento um dos concursos mais esperados pelos concurseiros de todo o pais, o da Receita Federal. O resultado preliminar da Prova Discursiva já está disponível e no último dia 29 de junho encerrou o período de interposição de recurso. Esse atual edital ofertou 699 vagas para os cargos de Analista-Tributário e Auditor-Fiscal.
Mas se você não está fazendo parte deste edital em andamento, não se preocupe, pois a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou que haverá um novo concurso para a Receita Federal do Brasil. Segundo a ministra, em breve serão divulgados os detalhes deste novo concruso.
E se você quer saber mais sobre o cargo de Analista, veio ao lugar certo. Aqui você vai entender quais são os requisitos e atribuições dos cargos, além de conferir os salários oferecidos e o que estudar para a prova de Analista da Receita Federal.
Requisitos e atribuições para o cargo de Analista da Receita Federal
O cargo de Analista da Receita Federal pode ser dividido em duas categorias: Analista Tributário e Analista Técnico Administrativo. E para te ajudar a entender qual se encaixa melhor no seu perfil, trouxemos os requisitos e atribuições dos dois. Confira:
Analista Tributário da Receita Federal
- Requisito: Como requisito para atuação nas áreas Geral ou Informática, é necessário ter curso superior concluído, em nível de graduação.
- Atribuições: Já entre as atribuições, esse cargo tem como responsabilidade realizar funções de fiscalização e desembarque de importação e exportação, além do trânsito aduaneiro. Como também é referente a sua função, a admissão temporária de veículos e embarcações, a análise de risco de cargas e empresas, o controle da segurança aduaneira, o desembaraço de bagagens, a prestação de informações ao contribuinte e a verificação de mercadorias.
Analista Técnico-Administrativo da Receita Federal
- Requisito: Como requisito é necessário ter curso superior concluído, em nível de graduação.
- Atribuições: Entre as atribuições, será responsável por planejar, organizar e assessorar nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnologia. Criar projetos e elaborar planejamento organizacional. Promover estudos de racionalização e do desempenho organizacional. Fazer trabalhos administrativos gerais.
Já em relação aos salários, esse concurso em andamento está oferecendo um salário inicial para os cargos de Analista-Tributário e Auditor-Fiscal de até R$21 mil.
O que estudar para a prova de Analista da Receita Federal
Agora que você já conhece melhor os cargos, vamos te falar sobre o que estudar para a prova da Receita Federal. Vale lembrar que esse costuma ser um concurso bastante concorrido, então, quando antes você iniciar a sua preparação, melhor.
Então, confira os conteúdos que têm mais chances de cair na próxima prova:
- Legislação Tributária e Aduaneira – para o cargo na Área geral (30);
- Informática – para o cargo na Área informática (30);
- Direito Constitucional e Administrativo (25);
- Língua Portuguesa (20);
- Direito Tributário (20);
- Espanhol ou Inglês (10);
- Raciocínio Lógico-Quantitativo (10);
- Administração Geral (10);
- Contabilidade Geral (10).
Estude para o Concurso da Receita Federal com questões
Por fim, agora que você já sabe tudo sobre o cargo de Analista da Receita Federal e o que pode cair no próximo concurso da Receita Federal, está na hora de começar a sua preparação para a prova. Mais uma vez é preciso ressaltar que essa preparação precisa ser feita com antecedência, para que você possa aprender todos os conteúdos e depois do edital publicado, fazer as revisões necessárias.
Então, a nossa dica, é que além de estudar com videoaulas, você dedique um tempo da sua preparação para responder questões do cargo de Analista da Receita Federalde provas que já foram realizados.
Respondendo as provas já realizadas, você consegue analisar o seu desempenho, ver quais conteúdos foram bem aprendidos, quais ainda precisam de um pouco mais de revisão, além de conhecer o estilo das questões e da banca, ficando mais seguro para o dia da prova.