A Enel é estatal?

A Enel é uma empresa que desempenha atividades nas áreas de geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia. Além de oferecer soluções no setor de desenvolvimento das fontes renováveis de energia no país.

Antes de entender se ela é ou não uma estatal, vamos descobrir de fato do que se trata uma empresa estatal.

O que é uma estatal?

Antes de mais nada, uma estatal se trata de uma empresa criada por meio de uma lei, na qual pertence ao governo, sendo assim controlada total ou parcialmente por algum nível governamental, seja ele municipal, estadual ou federal. Desta forma, as  empresas estatais são criadas como forma de administrar recursos estratégicos do país e garantir que a população tenha acesso a eles.

Então, sim! A Enel é uma empresa com parte do controle estatal. Sua maior acionista é o Ministério de Economia e Finança da Itália. Além disso, é a maior empresa da Europa em valor de mercado.

No entanto, no Brasil a empresa atua por meio de concessão.

O que é uma concessão?

Uma concessão ocorre quando o governo, seja ele municipal, estadual ou federal, transfere a um terceiro, nesse caso a Enel, o direito de realizar ou explorar uma atividade que normalmente é de sua responsabilidade.

O maior objetivo de uma  concessão é melhorar a qualidade do serviço prestado para a população. Dessa forma, com a  compra de ações da estatal  brasileira Eletropaulo, a Enel  se tornou a maior distribuidora privada de energia do país.

A empresa desempenha no Brasil, as atividades de geração, distribuição, transmissão e comercialização de energia.  Em números, a Enel leva energia elétrica para cerca de 17 milhões de residências, comércios, indústrias, além de áreas rurais e do setor público, através de 4 distribuidoras localizadas em 4 estados brasileiros. São eles: Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo.

Além disso, a Enel não mostra sinais de que tem planos de parar, pois continua a expandir sua área de atuação em território brasileiro, já que se prepara para criar no Piauí um dos maiores parques de geração solar e eólica da América do Sul. Tal parque promete ter uma das maiores gerações de energia limpa do mundo.

Ao redor do mundo,  a empresa atua com  fontes de energia  eólica, solar, geotérmica, de biomassa e hidrelétrica. Além disso, marca presença com mais de 1.200 centrais, em  5 continentes,  localizadas no território de  32 países, contando com uma vasta rede de distribuição  de energia com aproximadamente 2 milhões de quilômetros, atendendo cerca de 74 milhões de consumidores finais.

A empresa é considerada a maior companhia de energia elétrica da Itália e a 5° maior companhia de energia do mundo. Sendo líder mundial no setor de energia verde.

 

 

 

upbeat-spence

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo