Ano acabando, quais impostos esperar em 2022?

Mais um ano vai chegando ao fim e, com isso, vai chegando a hora de planejar o próximo ano: Viagens, metas,  e claro, os impostos.

Para que você saiba quais impostos esperar em 2022, e já começar a se planejar,  preparamos esse artigo com os principais impostos que precisam ser pagos no início do ano.

Impostos

IPTU

Cobrado anualmente entre os meses Janeiro e Fevereiro, o IPTU é um imposto pago por todos os proprietários de imóveis e terrenos nas áreas urbanas do país.

O valor do IPTU é determinado pela prefeitura, e cada prefeitura tem autonomia para determinar o que será cobrado dos proprietários.

Além disso, o valor pode variar de acordo com o tipo de imóvel que você possui, seja ele, residencial, terreno ou comercial, a condição, idade e a região onde o mesmo está localizado.

O IPTU, apesar de ser cobrado anualmente no início do ano,  pode ser parcelado e pago ao longo do ano. No entanto, as prefeituras oferecem descontos atrativos para aqueles proprietários que pretendem pagar o valor à vista.

Geralmente, os boletos do IPTU são enviados pelas prefeituras no início do mês de janeiro, ou,em alguns casos, você pode emiti-los através do site da prefeitura do seu município. O boleto pode ser pago em caixas eletrônicos ou pela internet.

IPVA

O IPVA, por sua vez, é cobrado anualmente no mês de Janeiro, e trata-se de um imposto pago pelos proprietários de veículos automotores.

O valor é calculado de acordo com o valor venal do veículo. Este é um imposto estadual, sendo assim, o valor varia de estado para estado, e pode ser pago a vista os de forma parcelada, alguns estados oferecem descontos atrativos para aqueles proprietários que pretendem pagar o valor à vista.

Além disso, o valor varia também de acordo  com o modelo e  ano do veículo.  Este valor é  atualizado anualmente e são disponibilizados, através do site da secretaria da Fazenda do seu estado.

Fique atento, pois a data de vencimento do IPVA varia de acordo com o número final da placa do veículo.

DPVAT – Janeiro

Outro imposto cobrado anualmente que deve ser pago pelos proprietários de veículos é o  DPVAT, do qual trata-se de um seguro obrigatório que o motorista  deve pagar  todo o início de ano, no mês de Janeiro, mesmo que o dono do veículo já possua um seguro particular para seu carro, visto que, o pagamento deste seguro é uma das exigências para obter o licenciamento do carro.

Segundo dados de 2019, os valores variam entre R $12 e R $33,61 e  deve ser pago integralmente em uma única parcela sem desconto.

Fique atento, pois o boleto de pagamento do seguro não é enviado para a casa do proprietário, eles devem ser emitidos no site da  Seguradora Líder.

 

upbeat-spence

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo