Canudo de plástico ou de papel: Qual é o mais seguro para o meio ambiente?

A utilização de canudos já é algo cultural e nós nem notamos, pois na maioria das vezes nós nem precisamos pedir pelo canudo, pois ele já está ao lado do nosso pedido.

Embora a opção mais sustentável para o meio ambiente seja não usar nenhuma das duas opções, sabemos que existem situações em que não podemos ficar sem usar um canudo. Sendo assim, fica o questionamento, qual é o mais seguro para o meio ambiente?

Felizmente, a demanda pelo canudos de papel tem aumentado e as empresas do ramo alimentício, já começam a oferecer para seus clientes. Então, se você puder escolher entre o canudo de plástico e o de papel, peça o de papel, pois ele é, sem dúvidas, a alternativa menos nociva para o meio ambiente, uma vez que, o canudo de plástico representa cerca de  4% de todo o lixo plástico produzido no mundo.

canudos

Para as empresas, o canudo de papel  também é uma opção mais vantajosa já que o papel é relativamente mais barato que o plástico. Além disso, o  canudo de plástico não é biodegradável,  ou seja ele não se decompõe com facilidade,  e pode levar quase mil anos para se decompor no meio ambiente.

Essa demora no tempo de decomposição, causa um grande impacto principalmente nos oceanos.  Segundo estudos,  atualmente,  cerca de 90% das espécies marinhas ingeriram produtos de plástico, dentre eles os canudos,  em algum momento da vida, sendo uma das principais causas responsáveis pela morte desses animais.

O canudo de papel, por sua vez,  é biodegradável e o seu tempo de decomposição é bem mais curto do que os de plástico. Já que uma vez descartado na natureza, o canudo de papel começa a se decompor em um período de 3 dias e se decompõe completamente em dentro de 2 á 6 semanas, ou seja,  é mais seguro para a vida selvagem.

Outro ponto positivo a favor dos canudos de papel é que o mesmo ainda pode ser reciclado, desde que seja descartado corretamente.

Além dos canudos de papel, existem outras opções mais seguras para o meio ambiente que estão se popularizando no país.

Outras opções de canudos seguras para o meio ambiente

O canudo de bambu,  é uma dessas alternativas e é considerado tão bom quanto o canudo de papel.

Antes mesmo da criação dos canudos de plástico, o canudo de palha já era utilizado por aqui.

Como opção de canudos reutilizáveis ​​e duráveis, estão os canudos de vidro e alumínio,  que além de serem laváveis, são práticos e podem ser levados para qualquer lugar. Diferentemente dos outros tipos de canudos, nesse é possível escolher entre vários comprimentos, diâmetros e cores.

 

 

upbeat-spence

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo